Curso de Técnicas Anatômicas Avançadas: Cabeça – Dissecação
O Departamento de Ciências Morfologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Anatomia e do Laboratório de Práticas Simuladas em Fresh Frozen Cadavers (LabSim-UFSC), anuncia a realização do Curso de Técnicas Anatômicas Avançadas: Cabeça – Dissecação, um treinamento especializado da anatomia da cabeça e sua importância nos procedimentos estéticos e cirúrgicos da face.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes na dissecação detalhada da cabeça humana, explorando planos superficiais e profundos, identificação de músculos faciais, vasos, nervos cranianos, compartimentos faciais, glândulas anexas e estruturas críticas que devem ser conhecidas e identificadas em técnicas aplicadas para a estética da face (toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores, fios de sustentação, etc.), evidenciando-se a exposição de áreas de risco/zonas seguras para a prática de procedimentos estéticos avançados.
As atividades serão conduzidas em laboratório, com demonstrações ao vivo e dissecação prática supervisionada, permitindo o contato direto com as estruturas anatômicas da cabeça. Serão abordadas técnicas de acesso/incisões; divulsão do plano músculo aponeurótico superficial (SMAS); exposição dos ligamentos (zigomáticos, massetéricos e mandibulares); exposição dos músculos da mímica da face e da mastigação; glândulas salivares maiores, nervo facial e nervo trigêmeo, além de princípios de biossegurança e manuseio adequado de peças cadavéricas.
O curso é direcionado a profissionais e estudantes das áreas da saúde que desejam aperfeiçoar sua compreensão anatômica da face, ampliando sua precisão técnica e a segurança na prática clínica.
Público-alvo: acadêmicos, docentes e profissionais da área da saúde e biológicas.
Vagas: mínimo de 5 e máximo de 20 participantes.
Local: LabSim-UFSC / MOR–CCB–UFSC.
O curso será realizado no LabSim-UFSC,Mor-CCB-UFSC, com duração de três dias, combinando teoria e prática intensiva.
As atividades serão desenvolvidas por meio de aulas teóricas e práticas em peças cadavéricas humanas previamente preparadas, seguindo protocolos de biossegurança e normas éticas para utilização de material biológico. Durante a realização das dissecações, os participantes serão orientados quanto ao uso adequado de instrumentais, técnicas de exposição anatômica e preservação das estruturas.
Mais informações:
Inscrição: https://www.feesc.org.br/site/index.php?pg=evento3&id=216


